Ao longo dos anos, assisti a muitos debates e especulações sobre o uso de SEO x Google Ads. De um modo geral, ambas são ótimas estratégias para as empresas, mas nem todos concordam com o uso de uma sobre a outra ou com a vantagem de ambas.
Claro que todos sabemos que SEO consiste num conjunto de boas práticas para facilitar a indexação de sites nos motores de pesquisa. Conhecemos também os principais fatores onpage e offpage que permitem obter melhor posicionamento.
São conhecidas milhares de ferramentas (pagas e gratuitas) que “vendem” permitir analisar e melhorar conteúdos por forma a obter a melhor posição na SERP.
Título e descrição, headings, URL da página são apenas alguns dos pontos onde se investe imenso tempo numa tentativa de obter os melhores resultados.
O principal produto de venda google ADS ocupa sempre os primeiros resultados de pesquisa de forma garantida, com anúncios mais ou menos relevantes, em que o fator monetário compensa se for caso disso, a menor relevância.
O “algoritmo” do google esse autêntico fantasma que nunca ninguém vê claramente, e do qual constantemente recebemos notícias de atualização, é em princípio, o que determina a relevância do conteúdo orgânico.
Assim a Google tem a Concorrência in-house podendo sempre alterar as “regras do jogo” e de posicionamento, alterando frequência de rastreamento ou leitura de sitemaps.
Constantemente assistimos a situações totalmente incompreensíveis de alteração de posição na SERP, ou sites que têm de fato mais relevância que outros e cumprem todas as “regras estipuladas pelo Google”, mas que nunca conquistam as almejadas 3 primeiras posições.
Conseguimos garantir um posicionamento constante na serp de determinado cliente sem recorrer ao google ads?
Deveria haver uma comunicação mais clara da Google e restante motores de pesquisa sobre os algoritmos e a forma correta de posicionar conteúdos?